terça-feira, 21 de outubro de 2014

O monstro da lavandaria

laundry room

Numa casa onde moram 6 pessoas suja-se muita roupa! 

E eu não sou uma pessoa organizada, a minha casa não está sempre impecável, e a roupa toda arrumada... No entanto, ao longo dos anos, fui desenvolvendo alguns truques que me ajudam a manter a roupa sob controlo - caso contrário, o cesto da roupa suja transforma-se num monstro que se  multiplica de cada vez que passo por ele. 

Cada um terá os seus truques, estes são os meus preferidos:

 - Ter uma lavandaria - Pois, eu sei que é um luxo. No entanto, caso exista essa possibilidade, ter um espaço designado para a roupa, fora da cozinha e de preferência com porta (a minha ainda não tem), é uma vantagem grande para ter a roupa controlada (ou pelo menos fechar a porta quando temos visitas :p )

- Cesto das meias desirmanadas - quando ponho a roupa na máquina, não me preocupo se as meias vão aos pares, por isso, quando estou a dobrar, aparecem muitas vezes meias sem par que eu vou juntando num cesto. Uma vez por outra, dou a volta ao cesto e faço os pares que já lá estão.

 - Perdidos e achados - junto do cesto das meias há outro com perdidos: coisas que vêm nos bolsos (ou que aparecem no filtro da máquina) e que eu vou juntando até que o dono as venha reclamar :)

 - A load a day keeps the chaos away! - Uma máquina de roupa por dia mantém a organização. Eu ainda tenho tarifa bi-horaria pelo que tento fazer as máquinas de roupa à noite. Normalmente antes de me deitar programo a máquina da roupa para funcionar enquanto dormimos. Poupo luz e há uma sensação satisfação saber que a roupa fica a ser lavada enquanto eu vou descansar :p

laundry room
 - Bolas de ténis na máquina de secar - esta é a minha última descoberta. Na etiqueta dos edredões do IKEA vem escrito para pôr bolas de ténis na máquina secar quando se seca edredões, para ficarem mais fofos e diminuir o tempo de secagem. Andava para experimentar isto ao tempo, mas finalmente resolvi tentar. E resulta! Tive que lavar um edredão num destes fins de semana e realmente secou mais depressa e ficou super fofinho. O melhor de tudo é que não serve só para os edredões, serve para toda a roupa.

 - Detergente da loiça para as nódoas da roupa! - É isso mesmo, não há nada melhor que o detergente da loiça para tirar nódoas de comida, seja na loiça ou na roupa!

 - Passar a ferro?! Só o que e mesmo necessário - Não passo roupa de cama e banho, nem interiores, pijamas...

 - Dobrar a roupa logo assim que sai da máquina de secar - mesmo a roupa que realmente é preciso passar a ferro, a maior parte, se for dobrada ainda quente à saída da secadora, fica impecável.

 - Ter um varão por cima da tábua de passar para ir pendurando a roupa e a tábua sempre montada - claro que isto só dá se se tiver o espaço de lavandaria, mas facilita imenso naquele momento do "sabes da minha camisa verde?!" e nos lembramos que está no monte para passar. Se a tábua estiver montada num instante se liga o ferro e sai uma camisa prontinha :p

laundry room

 - Uma cor de cabide para cada criança - As miúdas têm alguma roupa idêntica, mas em tamanhos diferentes, quando estou a passar ou a dobrar roupa acabo por ver melhor de quem é cada peça e penduro no cabide da cor correspondente, assim na hora de arrumar já não preciso pensar de quem é o quê - amarelos da Sara, rosa da Vera, laranja da Rita e azuis do Hugo!

De certeza que a maioria dos truques são bem conhecidos de todos, mas talvez haja algum que venha ajudar alguém :)
Agora, contem-me lá: por aí também há truques na manga para dominar o monstro da lavandaria?!

Bjs

4 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas :-) Algumas utilizo, mas outras desconhecia (bolas de ténis!?).
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca me lembraria - é o que dá ler as etiquetas :p

      Bjs

      Eliminar
  2. Eu tenho uma "mini-lavandaria" (tem porta, mas de vidro ...) e também uso muitos desses truques para manter a ordem, senão seria mesmo o caos ;)
    Já tinha ouvido falar das bolas de ténis (etiquetas do Ikea), mas ainda não experimentei. Acho que vai ser esta semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha também é mini, mas ainda não tem porta. Eu queria que fosse de vidro porque tem janela e deixava passar luz para a área da entrada que é mais escura. Neste momento tem uma cortina - uma daquelas situações que era para ser provisória, mas já lá vão 3 anos!!

      Bjs

      Eliminar