quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bolo de chocolate com água


Este bolo faz parte do meu rol de receitas "nunca falha". Acho que toda a gente vai juntando uma série de receitas que usa vezes e vezes sem conta e que até já sabe de cor.

Como todas as receitas que me caem nas mãos, fiz as minhas alterações e o resultado é um bolo rápido de fazer, sem separar gemas de claras nem nada, e muuuito saboroso.

Ingredientes:
 - 4 ovos
 - 2 tigelas * de açúcar
 - 1 tigela (mal cheia) de óleo
 - 2 tigelas farinha com fermento **
 - 1 tigela chocolate em pó (eu uso nesquik para pôr no leite)
 - 1 tigela de água quente

Aquecer o forno a 180º
Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme amarelo claro.
Juntar o óleo e deixar bater até estar misturado. 
De seguida adicionar a farinha e o chocolate em pó e voltar a bater até obter uma mistura homogénea. No fim juntar a água quente e misturar bem.

Levar ao forno a 180º até estar cozido, numa forma untada.

bolo chocolate com água


Assim simples é bom para o lanche dos miúdos ou um lanche em casa de amigos. Com um creme de brigadeiro (por exemplo) fica maravilhoso numa festa de anos.
A receita original levava ainda uma tigela de miolo de nós, que também deve ficar delicioso.

Notas:
 * tigelas: as tigelas que uso são aquelas de plástico do IKEA que vejo em casa de quase toda a gente que tem miúdos, no entanto para quem não sabe o que são, informo que têm a capacidade de 250ml
 ** Farinha (acho que isto dava um post independente): Eu usava sempre farinha de marca branca, mas depois de alguns bolos não correrem como deviam, experimentei a branca de neve e desde então só uso essa. É mais cara, mas os bolos saem sempre bem, por isso, no final acaba por sair bem mais barata.

Espero que gostem, se alguém experimentar ou tiver dúvidas é só dizer :)

Bjs

1 comentário: