quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sling porta bebés - tutorial


Antes de começar


A medida
A medida ideal de um Sling é a que vai do ombro ao osso da anca oposta, da pessoa que o vai utilizar (no caso deste Sling 69) - vou chamar a esta media A.


A escolha dos tecidos
O Sling aqui descrito tem 2 lados com tecidos diferentes, pode no entanto, ser feito com o mesmo tecido nos dois lados.

Os tecidos não devem ter elasticidade, para que o Sling não descaia. No entanto se gostar muito mesmo de um tecido que é um bocadinho elástico, como a malha polar, ou a bombazine, o truque é escolher para o lado oposto um que não tenha elasticidade nenhuma.

Tenha em atenção que são tecidos que vão estar em contacto com o bebé, devem ser agradáveis ao toque e de preferência 100% algodão.

O que vai precisar:
- 2 tecidos com cerca de 60cm por (A+15) x 2, neste caso 2 tecidos com (60 cm x 84 cm) x 2 (editado)

- Um pedaço de papel com 30x50cm para fazer o molde (por exemplo o panfleto das promoções da semana)

Linha, tesoura, alfinetes, fita métrica, lápis ou caneta e claro a máquina de costura.

O Molde:
Com o papel de 30x50cm - dobrar no sentido da largura - (30x25cm)

Do lado oposto ao da dobra medir 5cm, e fazer uma curva desse ponto até ao canto da dobra, como mostra a figura.Cortar por essa linha e abrir o papel.


Agora o Sling:

1 - No lado mais comprido de um dos tecidos, dobrar para dentro e vincar - como se fosse fazer a baínha.
2 - Medir 50 cm dessa dobra e fazer o mesmo do lado oposto.

3 - Repetir para o outro tecido. Eu faço isto utilizando o primeiro tecido como molde, assim asseguro-me que são os dois exactamente do mesmo tamanho. Juntar os dois tecidos avesso com avesso e prender com alfinetes.
4 - Dobrar ao meio no sentido da largura. E prender as quatro camadas de tecido.
5 - Medir A+2cm começando na dobra que fizemos em 5 até à ponta que está aberta. Neste caso 71. Repetir na outra lateral.
6 - Colocar o molde em cima do tecido, fazendo coincidir a marca obtida em 6 e o sítio onde se mediu os 5 cm no molde.
7 - Marcar o tecido. Coser por essa linha as 4 camadas de tecido.

8 - Cortar o excesso. Deixar apenas cerca de 5mm.

9 - Tirar os alfinetes e virar os tecidos do avesso.
10 - Dobrar no mesmo formato que anteriormente agora do avesso e cozer uma linha paralela à anterior.
11 - Reforçar os cantos. Costumo fazer isto com um ponto em zig-zag com pouco espaçamento.

12 - Virar do direito. Voltar a prender as laterais, avesso com avesso.

13 - Fazer um pesponto, que serve para fechar o avesso do Sling e também é decorativo. Nota - esta costura prende as camadas de tecido duas as duas e não as quaro como na costura do fundo.

14 - Rematar, e…
Já está!

9 comentários:

  1. Quem te viu e quem te vê...
    fazes para vender?
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Sim Teresa, se eu te dissesse há uns anos que por esta altura eu teria 3 filhos, saberia alguma coisa de costura, croché e afins, ninguém acreditava :p

    Já fiz alguns para venda, sim.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por ter partilhado esta informação!Bem Haja! Rute

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Miuto obrigada
    Não será o tecido (cada um)com comprimento igual a (A+15)x2?
    ou não percebi?

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Obrigada por partilhares!

    Fiquei com algumas dúvidas nas medidas iniciais. Será que me podes esclarecer?

    No inicio os tecidos depois de cortarem devem ter as medidas 60cm por (A+15)x2 (ou seja no teu caso 60 cm por 168cm) ou (60cm por (A+15))x2 (que no teu caso será 120cm por 168cm)?

    Também tinha ideia que este sling era um trapézio e não um rectangulo. Os lados do tecido são iguais dois a dois ou nos lados mais pequenos há um maior do que outro? Tinha ideia que a parte que fica presa ao ombro era menos larga do que a parte que suporta o bebé mas agora fiquei na dúvida.

    Desculpa incomodar mas não percebi bem...

    E obrigada por aquilo que partilhas-te!

    ResponderEliminar
  6. Picoli, a medida que o tecido deve ter inicialmente no meu caso é 60*168. Dois tecidos com esta medida.

    O formato final é assim um retangulo com a parte de baixo arredondada!

    Acho que há mais que uma maneira de fazer slings. Eu sempre fiz assim. e resultam :) Pelo menos eu continuo a usar o meu. Para a minha Sara de 4 meses e às vezes ainda para a Vera que já tem 3 anos!

    Espero ter esclarecido as dúvidas. Se houver mais alguma é só dizer :)

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Inês. Eu tenho uma bebê de 5 meses, e nunca me ajeitei a usar canguru, pois sou pequena e o dito passa-me a zona da cintura e não da jeito andar com ele... Será que me podia ajudar com as medidas de um sling para a minha bebê. Tenho 1.50cm.


    Obrigada Patricia

    ResponderEliminar