segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ser Mãe...

Cada Mãe é uma mãe de maneira diferente.

Cada Mãe deve poder decidir o que acha correcto para o seu filho - e já agora para si também (ou por acaso deixamos de ser pessoas quando passamos a ser mães?!)

Como me irrita que haja apenas uma verdade, uma maneira de se fazer as coisas.

Há uns anos os bebés eram postos no berço, em carrinhos e o com pouco colo, para não ficarem "mimados"; agora andam em slings e defende-se o co-sleeping.

Uma tareia cinto era perfeitamente normal na geração do meu pai, agora uma palmada é uma ofensa corporal.

E depois há a amamentação! Mãe que não amamenta é porque não ama o seu filho o suficiente! Se decidir que é melhor para mim e o para o meu filho (ou melhor para os 3) que dar um biberon com amor é melhor que dar mama lavada em lágrimas, sou (ou já fui) automaticamente catalogada de péssima mãe!

Mas não entrado no tema da amamentação, ou em nenhum dos outros em particular, o que me espanta é o facto de nesta história da maternidade ser tudo tão preto e branco. Não há cinzentos.

Se por um lado gosto de bebés em slings, por outro nenhum dos meus filhos dorme na minha cama (por norma) e não dei de mamar (não que não tivesse querido).

Para mim ser mãe é muito mais que seguir as tendências da sociedade ou os estudos mais actuais que se fazem, ser mãe para mim é dar dar amor, dar mim, e receber também, raramente é um sacrifício (sim, levantar a meio da noite porque há alguém que acidentalmente fez xixi na cama não é agradável...). E fazê-lo seguindo o meu instinto, fazendo o que acho correcto, recolhendo a informação que acho necessária.
Isto é o que eu acho certo para mim. O que eu faço na minha casa não é regra para mais nenhuma. Nem tão pouco critico quem faça de maneira diferente. "Dormes com o teu filho na cama?!, eu não era capaz... mas se isso resulta na tua família óptimo!"

Devíamos ser mais tolerantes com a forma ser mãe das outras mulheres... não estar sempre prontas a dizer que assim é que é correcto. Quem sabe se daqui a 20 anos não vão fazer outro estudo qualquer que diz que aquilo que tomamos agora por certo está tudo errado?!

Desabafei!

Bjs

2 comentários:

  1. tens toda a razão inês, nós por aqui também seguimos as nossas regras, que normalmente são de amor e compreensão :)

    ResponderEliminar