domingo, 7 de fevereiro de 2010

Novostrapos tutoriais

Antigamente quase todas as meninas aprendiam com as mães a costurar, bordar, fazer croché e tricô.

Hoje em dias esses conhecimentos perdem-se! É até estranho uma mulher jovem saber fazer alguma destas coisas, e se há quem fique surpreendido pela positiva há sempre quem tenha na ponta da língua um comentário menos feliz: "Parece as velhas!"

Do meu grupo de amigas apenas tenho conhecimento de a Teresa saber costurar. Quando comprou a máquina de costura, andávamos nós na faculdade teve direito a muitas piadinhas. Eu própria confesso que na altura não via grande interesse nestas artes como agora. No entanto, ainda hoje, na mochila da natação do meu filho vai um saco às riscas com a roupa lavada, no cabide da escola está outro pendurado e em cima da cama está uma manta de retalhos - tudo ofertas desta minha amiga - obrigada Teresa.

Eu aprendi a fazer a croché já a Rita era nascida. Um dia num almoço com a família surgiu a conversa e lá me ensinaram como se fazem os pontos básicos. A costura fui aprendendo através dos fatos de Carnaval que ia fazendo. Tenho a sorte de ter em casa "O Grande Livro de Costura" ("emprestado" pela minha mãe) e mais outros dois livros pequenos chamados "O meu livro de lavores" 1 e 2. O segundo diz que é para meninas com 9 anos... a mim com 26 anos foram-me muito úteis :p

Mas a grande parte da informação vem de pesquisas na Internet, do conhecimento que outras mulheres resolveram partilhar. Já várias vezes me acusaram de "absorver" os conhecimentos dos outros, na escola tirava poucos apontamentos depois copiava os dos outros e tinha boas notas.
Desta vez quero fazer a minha parte, vou partilhar aquilo que aprendi: assim inicio uma nova sequência de posts - Novostrapos tutoriais - a ideia é fazer um por semana.

Bjs

5 comentários:

  1. Boa ideia! Eu adoro costurar e acabei de fazer o vestido de carnaval da Inês, a Minnie. Vou gostar de ler os teus posts.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. excelente ideia, eu adorava saber coser à máquina... ainda comprei uma mini do Pingo Doce mas não me entendi muito bem com aquilo!!!
    vou aproveitar estes tutoriais, tenho a vontade espero quer tb jeitinho!!!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Será que vou aprender algo?
    Adorava ter o teu jeitinho :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. boa ideia!!!
    costurar á máquina...sou autodidacta com muuuuitas falhas eheheh crochet ainda nao consegui aprender...e já vou nos 39 ...vou tentar aprender algo aqui obrigada!!!carla almeida

    ResponderEliminar
  5. Olá inês,
    ainda bem que gostas e usas os meus presentes...A Verinha é a única que ainda não tem....Mais saquinhos para o infantário???
    manda-me a tua morada....
    Gostei muito do teu blog...
    Teresa

    ResponderEliminar