quinta-feira, 25 de junho de 2009

Parto

Já estava na altura de fazer um post sobre isso...


Desde cedo que a médica me tinha dito que caso não entrasse em trabalho de parto teríamos de partir para a cesariana, devido ao facto de ter uma cesariana anterior com pouco mais de 2 anos, não seria aconselhável a indução.


6ª 29Maio (39 sem + 4) - Consulta na maternidade - a médica achou que o liquido estava um pouco reduzido por isso não devíamos deixar avançar muito das 40 semanas. Combinamos então a cesariana para a próxima 4ª feira.


4ª 3Junho (40 sem + 2) - Lá fomos ter com a médica ao hospital. Não dormi nada nessa noite, não me apetecia nada passar outra vez por uma cesariana, tinha medo que acontecesse o mesmo que à Rita que o bebé tivesse que ficar na incubadora... levei a noite a pensar. De manhã estava decidida, caso o bebé estivesse bem, a tentar adiar mais uma semana - afinal o Hugo nasceu já com 40 sem + 6d!!!

E assim foi: a principio quando perguntei a médica, disse logo que não, mas depois lá entramos em "acordo". Fiz eco com especialista para ver que o liquido estava OK. Mandou-me dar uma volta pelos arredores, almoçar e voltar lá para toque maldoso :(


5ª 4Junho (40 sem + 3) - Primeiras contracções dolorosas.


No fim de semana as contracções foram aumentando, mas sem frequência definida, tanto vinham de 10 em 10 min durante 1h como passava outra hora sem ter. Sempre mais à noite.


De Domingo para 2ª passei a noite cheia de contracções, ainda sem frequência definida. Entre a meia noite e as 4h, vieram de 20 em 20 min, mas muito fortes, tinha que me levantar, andar... acabei por ir dormitando no sofá nos intervalos.


2ª feira 8 Junho (41 sem) - Como tínhamos combinado, saímos de casa para ir ter com a médica ao hospital para avaliar bem estar do bebé. O I. achou que pelo sim pelo não devíamos levar a mala - afinal o hospital fica a 100Km de casa.


Fiz CTG onde apareceram algumas contracções, mas nada a ver com as que tive a noite. `

11h - A Drª fez 1 toque e ao contrario do sempre tinha dito, achou que afinal o parto normal sempre tinha hipóteses :D Mandou-me passear (literalmente) e voltar às 13:30h para ficar já internada.


Fomos passear, acabei por ainda comprar 1 telemóvel entre contracções (já andava à procura à um tempo e a loja da TMN ali ao pé veio mesmo a calhar), nesta altura mais frequentes e dolorosas. Almoçamos, eu muito pouco porque estava bastante mal disposta e voltamos...

O Pai pode ficar comigo durante o tempo todo.

Por volta das 4h veio finalmente a noticia que já podia levar epidural - e que bem que me soube, detesto agulhas e aflige-me um bocado imaginar a agulha que me enfiaram nas costas, mas as dores e o alivio que veio a seguir fez-me esquecer isso bem rapidinho.

As horas foram passando, veio reforço da epidural...

Uma das médicas que passou para me ver e ao fazer o toque rebentou-me a bolsa, que não tinha muito liquido. Saiu da sala a dizer "acidentalmente rebentei a bolsa!!!" - só nos rimos - não foi bem "acidentalmente"...
Passado um bocado comecei a sentir pressão em baixo, primeiro uma impressão, que foi aumentando até sentir o corpo a querer fazer força - nesta altura chamei a enfermeira que me disse
- "Mas ainda não pode fazer força, ainda não tem dilatação" - depois de confirmar a dilatação, mudou de ideias - "então faça lá força!"

Calmamente preparou o quarto para o parto, eu só pensava, mas ela nunca mais se despacha?, só queria que nascesse.

Mas passado pouco tempo, com a ajuda da enfermeira nasceu o nosso bebé:
- "Queriam o quê? Agora já não podem escolher - é uma menina!"

Foi colocada em cima da minha barriga e o Pai cortou o cordão umbilical! Passou depois, para cima do meu peito embrulhada numa toalha onde a fomos limpando - tão linda, com tanto cabelo, pareceu-me tão pequenina.
Apenas saiu de junto de mim para a pesarem e vestirem, mas o pai foi junto :p - 3,5Kg

Levei apenas 1 ponto, tive direito a uma refeição completa, apesar das horas, soube mesmo bem, tinha imensa fome.

Cerca da meia noite seguimos as duas para enfermaria, eu deitada numa maca, ela entre as minhas pernas, percorremos os corredores, daquele hospital que devido ao avançado da hora e ao facto de o edifício ter 70 anos, me pareceram bastante sinistro.

Na enfermaria despedimo-nos do Pai e dormimos... pelo menos um bocadinho :)

Assim nasceu a Vera no dia 8 Junho, na MAC, às 22:12h, de parto normal (valeu a pena ser teimosa), com a ajuda de "apenas" uma enfermeira.

5 comentários:

  1. Muito bonita esta descrição.
    Estou cheia de vontade de repetir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta descrição tão deliciosa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ai que vontade de voltar a sentir todas essas emoções!!!


    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo 1º mesinho da Vera!!

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  5. olá inês,
    já não passavamos por aqui à algum tempo, é bom saber tantas novidades... parabéns pelo nascimento da vera. parabéns a toda a familia. cada nascimento é uma hora especial, um momento único.
    abraço muito grande

    ResponderEliminar