sexta-feira, 11 de julho de 2008

A hora de dormir

Da Rita

A Rita desde que fomos para a casa nova que a hora de dormir passou a ser bastante calma. Quando ela começa a ficar farta de estar à mesa, pede colo, eu dou-lhe colo, diz adeus ao mano e ao pai e levo-a para a cama.
A maior parte das vezes eu volto para a mesa para acabar de jantar e ela acaba, com pena minha, por não ler uma história. Para compensar leio-lhe histórias noutras alturas, mas como Hugo aquele momento no fim do dia resulta tão bem, que tenho pena de com ela não ser assim.


Ultimamente a Rita anda muito interessada em ficar à mesa, não que fique a comer, mas a chafurdar a comida. Conclusão sai da mesa à mesma altura que nós. Então, na 3ª e na 4ª teve direito a história antes de deitar, ficou toda contente, mas quando chegou à fase de deitar tivemos uma birra bem grande, não queria ficar na cama, não se queria deitar...
Ontem enquanto estávamos a jantar eu achei que a chafurdice já estava a ser demais (também tenho direito a ser mau feitio às vezes, ou não) e tirei-a da mesa. embora não tenha ficado contente, também não houve drama por demais. Dei-lhe beijinhos e deitei-a. Dormiu tranquilamente, sem birra!

Do Hugo

Anda cansadíssimo! Entre a praia e a natação, anda de rastos. Ao mínimo sinal de conflito chora, chora...
Mas quando chega a hora de ir para a cama inventa mil e uma desculpas:
- “Ainda tenho fome”
- “Apetecia-me mais qualquer coisa”
- “Tenho sede”... “frio”...”calor”... “dói-me aqui”.... “ali”...
É o que se lembra.

Finalmente arranjamos um relógio para a cozinha a ver se ele compreende e entra na rotina – porque eu acho que quanto melhor está a rotina estabelecida, menos são os conflitos.

Ontem disse que queria ficar mais tempo na cozinha: “olha que depois já não dá para ler a história”, “não faz mal, não quero história”. E não leu :( .
Passado aí uma meia hora de estar a dormir fartou-se de chorar, penso que teve um pesadelo, só gritava “não quero”. Esteve ao meu colo, mas custou a acalmar, até porque não chegou a acordar.

Conclusão – História antes de dormir – A Rita não pode ler, para o Hugo é essencial!.

Bjs

1 comentário:

  1. lol

    Bem dizem que os filhos são todos diferentes lol

    Acho que o David nunca ficou sem história, ou se foi, foi 1 ou outra vez que tenhamos chegado tarde a casa. Para ele é essencial e são 2: uma conto eu e outra o pai!
    Quando vier o Tomás vão ter de as ouvir ao mesmo tempo, se não não fazemos mais nada se não ler histórias :p

    Bjnhos grandes

    ResponderEliminar