quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fraldas de pano?

Tive consciência do número das fraldas que as crianças gastam quando estava grávida do meu príncipe, também soube do tempo que levam a degradar-se, resolvi então que queria outra solução.
Pesquisei e optei pelas fraldas de pano, devo salientar que são bem diferentes daquelas que se usavam, são bem mais práticas. As comprei eram compostas por 3 partes:
- a de fora com velcro para se ajustar – à semelhança das descartáveis
- uma espécie de toalhinha de algodão que se punha dentro
- e para finalizar um papel muito fininho que servia para se mandar fora os sólidos
O investimento inicial é efectivamente elevado e tendo isso em conta apenas compramos o primeiro set – para experimentar, porque à medida que as crianças crescem é necessário ir comprando a parte de fora em tamanhos maiores.

Quanto à reportagem na televisão achei fraca, com pouca informação, muitos números para assustar mas pouca informação, mas também só vi uma parte.

Quanto ao cheiro, se se for lavar as fraldas ao fim de semana, durante a semana são deixadas dentro de um recipiente com um liquido próprio para não ter cheiro e no fim de semana – máquina com elas! Lavar à mão, não me parece...

Esta parte é toda muito linda, agora vem os contras – ninguém se lembra que a água que se gasta a lavar as fraldas?! A água é um bem escasso...

Além de tudo isto devo informar que acabei por desistir das fraldas, não porque dão trabalho, mas porque não resultavam. Deixavam passar tudo para fora e isso sim não é nada prático.

Há duas questões que gostava de colocar:
- Porque as fraldas não são feitas de material reciclavel? Deve ser pelo mesmo motivo que embora havendo paineís solares que transformam energia solar em electricidade e carros que funcionam a electricidade, não há carros a funcionar a energia electrica.

- Segundo (para pensar), o material usado nas fraldas descartáveis é o mesmo dos pensos higiénicos – onde estão os pensos de pano?, e que lindo que ficava o chumaço nas nossas calças :p

Penso, sem criticas a quem pense de outra maneira, até porque eu também tentei, que o futuro não está nas fraldas de algodão, mas sim em materiais recicláveis e/ou para os produtos que nos são essenciais.

Bjs

Nota – este post era para ser a resposta a este post, mas ficou tão longo que resolvi pôr aqui.

4 comentários:

  1. Não sabia que tinhas comprado essas fraldas...
    Eu pus a hipótese quando foi do David, mas o investimento inicial era muito grande e depois pensei: e se não forem boas? E se lhe fizerem alergia? É tanto dinheiro....
    Desisti...
    E também não me estava a ver a lavar à mão as ditas...não tenho paciência nenhuma para essas coisas...

    Já viste o artigo na Pais e Filhos? Que querem instituir um género de eco-ponto para as fraldas? Isso sim, era bem pensado, se há o pilhão, porque não o fraldão?
    sim, porque não estou a ver o governo a dispender euros em recolhas às escolas e muito menos de porta em porta :p

    Bjnhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Pois foi lá que li o post mas fizetse bem em escrever aqui...Nunca experimentei..sinceramnete acho que me habituei ´«a facilidade das descartáveis...apesar do preço.
    Mas como disse lá...com a«os avanços na tecnolocgia que temos hoje em dia, não deveriam já ter inventado fraldas diferentes?
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Sabes, não fazemos a mínima ideia do quanto mau é para o ambiente as fraldas descartáveis, e já me coloquei a mim mesma as mesmas questões que tu colocas, o porquê de não se arranjar uma alternativa, parece-me óbvio o não dar para reciclar as fraldas, mas não poderiam ser feitas de material reciclado? Porquê que não fazem campanhas para se colocarem as fraldas num lixo á parte?? tenho um daqueles caixotes da SANGENIC, na Inglaterra servem não só para se colocar as fraldas e não se estar sempre a deitar o lixo fora (não deixa passar os odores), mas para que as pessoas que tratam do lixo identifiquem os sacos das fraldas e coloquem-nas em aterros diferentes, estamos a anos luz de fazer as coisas minimamente bem feitas ou pelo menos evitarmos situações que vão lá com a educação da sociedade...
    Desculpa o comentário longo...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. É a primeira vez que aqui venho. Vim parar aqui a partir do post da Luz e do teu comentário. E concordo com o que escreveste. O futuro passa por fraldas descartáveis feitas de materiais biodegradáveis e não o uso de fraldas de algodão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar