quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

(In)dependência

O meu Bichinho há muito tempo que faz tudo sozinho: veste-se, despe-se, calça-se, vai à casa de banho... mas ultimamente para fazer o que quer que seja é preciso chatear-me. “Hugo veste-te”, primeiro finge que não me ouve, lá para a 5ª vez de lhe pedir lá me presta atenção e diz que se vai vestir, mas fica a engonhar e nunca mais se despacha. Não consigo que faça nada. Acabo por me chatear, perder a paciência e ralhar com ele! Como isto acontece muitas vezes, parece que ando sempre chateada. “Mãe, estás chateada comigo?”
Ontem antes de sair de casa, lá estava eu à espera que ele calçasse os sapatos e ele a rebolar-se na escada, às tantas (já bastante atrasada) aborreci-me e calcei-lhe eu os sapatos, mas estava chateada e devo ter sido um bocadinho bruta, porque hoje a essa hora disse-me “Vais-me calçar os sapatos com força?” Oh Bichinho, desculpa, a mãe não queria ser bruta contigo, não devia ter perdido a paciência, mas irrita-me que ele não ajude, ainda por cima com as coisas que sabe fazer tão bem.

Já pensei se será por eu vestir a mana, será que ele também quer esse “mimo”?

Hoje de manhã optei por não “comprar brigas” e vesti-o.

Preciso arranjar uma forma de ultrapassar esta “preguiça” do meu Bichinho!!!

Bjs

7 comentários:

  1. Bem-vinda ao clube!
    Se dantes o David queria fazer tudo agora não quer fazer nada! Até a comer!!!!!!!! Grrrrrrrrrrrr se não o ajudamos fica não sei sequer quanto tempo para comer, porque com ajuda é 1 hora no mínimo!

    A única coisa que ainda quer fazer é ir sózinho ao wc e pior quer limpar o rabo sózinho. E agora o que quer fazer sózinho, porque o resto já sabe e não precisa de treinar, é apertar botões e fazer os laços nas calças que têm cordões imagina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não, não estás bem a ver a eternidade de tempo que fica para fazer o primeiro nózinho e depois fica todo chateado porque não consegue fazer o laço, mas arranjei um esquema em que o fazemos juntos!
    O que vale é que para a escola nunca vai com calças com botões, os sapatos que compro são sempre de velcro senão..................

    Pode ter a ver com a mana, mas eu acho que tem a ver com o facto de eles já saberem fazer as coisas bem e então já não as querem fazer, já não é nenhuma conquista, apenas uma rotina maçadora.

    É como os puzzles que o David tem, no inicio passava os dias todos a fazê-los, agora que já os sabe fazer não lhes liga nenhum, já não é nenhum desafio!

    Agora fazer laços, isso sim é um desafio!!!!! Bolas!!!!!!!!!!!!!!!

    Bjnhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Óh Inês por favor dá-me a receita...como é que conseguiste que o teu filho se vestisse sozinho??acreditas que o Afonso recusa-se a vestir :(:(

    ResponderEliminar
  3. Não te sintas mal amiga, as vezes chegamos ao limite, somos humanas ;)
    Mas pode muito bem ser por vêr-te vestir a mana.
    Não te posso dar conselhos, ainda só tenho uma e é bem mais pequenina que o Hugo.

    Beijinhos e muita paciência

    ResponderEliminar
  4. sapatos ao contrário ao tiago.
    Ainda bem que dei por isso qdo desciamos as escadas do prédio...
    Já viste o mau aspecto?

    Bjs grandes e obrigado pelo apoio...

    ResponderEliminar
  5. A Leonor ainda não se veste sozinha. Nem para lá caminha... Só se despe e... e...

    LOL

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Pois, por aqui a minha Joaninha ainda só se despe e calça/descalça sozinha!
    Quando s começar a vestir, tenho de a tirar da cama 1 hora mais cedo :)

    Ele deve estar assim mesmo por te ver a vestir a mana e também quer que o vistas a ele :) espertinhooooooooooo.....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. cá em casa tb temos desses dramas, o joão já fez praticamente tudo sozinho mas regrediu, agora só se despe e calça sozinho buuuuu

    um grande beijinho

    ResponderEliminar