quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Lei sobre o tabaco

Acabei de ler uma circular informativa sobre a nova lei do tabaco que entra em vigor em Janeiro/08. Fiquei um pouco desiludida! Embora seja uma melhoria!
Primeiro descrevem os sítios onde não é permitido fumar: locais onde são prestados cuidados de saúde, estabelecimentos com atendimento ao publico, locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, grandes superfícies, etc...
Depois vêm os locais onde é permitido fumar desde que esteja devidamente sinalizado, sejam separadas fisicamente das restantes instalações ou disponham dispositivo de ventilação directa para o exterior, e neste campo vêm repetidos quase todos os locais anteriores.
Ou seja, desde que haja sinalização e esteja ventilado pode-se fumar em quase todo o lado, não vejo que traga grandes alterações.

E há um sitio importante que não vem descrito neste documento: as casas de banho! Sempre me intrigou porque se fuma na casa de banho. Será para voltar aos tempos de jovem em que fumavam às escondidas na casa de banho da escola? O WC (público) é normalmente um espaço pequeno, já de si bastante incomodo, quando ainda por cima está cheio de fumo...
Há coisa de 15 dias num restaurante dentro da casa de banho estávamos: eu, a mudar a fralda à Rita, o Hugo que tinha acabado de fazer xixi e a minha cunhada grávida, quando entra uma Sr.ª a fumar! “Ai que pequeninos tão giros” diz ela, mas apagar o cigarro ou pelo menos esperar que nós saíssemos, não! Lá foi fazer xixi, sempre com o seu cigarro... Repito que dentro da casa de banho estavam 3 crianças com: 3 anos, 9 meses e uma por nascer, pelo menos por elas devia haver algum respeito!

Nota: Como devem ter percebido, eu não fumo e não gosto muito de ser obrigada a fumar com os outros!

Bjs

4 comentários:

  1. Pois.....assino por baixo.
    Incomoda-me em especial quando estou com a Bárbara que estejam a fumar por perto...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo tudinho!

    Enerva-me tanto quando alguém fuma ao pé de mim, principalmente em locais fechados.
    E enerva-me ainda mais, mas até aos confins do meu ser, ver uma grávida fumar! Imagina como fico quando estou com a Catarina, leva com cada olhar e com cada sermão...

    Bjnhos grandes

    P.S- hoje estamos mal com a sociedade lol

    ResponderEliminar
  3. Bem, detesto o cheiro a tabaco - não suporto mesmo...
    E então quando estou a almoçar...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu tb detesto o cheiro... e incomoda-me bastante ado estou num local fechado e está açguem a fumar... ainda mais c crianças presentes!!

    Beijocas

    ResponderEliminar