quarta-feira, 20 de julho de 2016

Parto da Luísa - escrever para não esquecer


Um ano passou e a história do parto da Luísa não ficou registada. E eu acho que deve ficar registada, "para mais tarde recordar"...

Aqui a piquena Luísa pregou-nos 2 sustos. Nas semanas antes do parto tive que ir ao hospital duas vezes às urgências: a primeira vez eu achei que a bolsa se tinha rompido, mas os médicos acharam que não, da segunda perdi imenso sangue mas mesmo assim parecia estar tudo encaminhado para ter um parto às 42 semanas como a Sara.

No domingo dia 5, tinha marcado de ir ao hospital ter com a minha médica para ela ver como estava tudo. Tinha 39 semanas e 6 dias. Como moro longe do hospital levei a mala, mas ia com a certeza que voltava para casa. A minha sogra ficou com os miúdos em casa e o meu cunhado ficou de ir lá ter para almoçarmos todos juntos. "Nós vamos só ali ao hospital num instantinho, mas à hora do almoço já estamos de volta a casa." Já o pai achava que eu ia ficar internada...

CTG ok, sem dilatação - tudo indicava que íamos para as 42 semanas... Quando foi a eco a médica não encontrava liquido nenhum... uma bolsinha muito pequenina, lá deu voltas e voltas, viu o meu ar de "mas eu ainda não estava preparada", e lá tentou encontrar mais liquido, mas nada... Resultado internamento e indução...

Fiquei a saber que há três métodos disponíveis para a indução e que eu não posso fazer nenhuma das duas primeiras opções porque já tenho mais de 3 filhos e já tive uma cesariana.

Lá fiquei internada, domingo à hora do almoço, à espera que a indução "pegasse" como eles dizem...
À noite nova dose... e às 10 da manhã de segunda nova dose... aí sim, pegou... já não consegui almoçar e o pequeno almoço pode-se dizer que não ficou na barriga (vomito sempre em trabalho de parto).

Fui transferida para a sala de partos (estava na enfermaria), levei epidural e consegui relaxar um bocadinho... mas foi mesmo só um bocadinho... meia hora talvez... a minha médica veio ver-me. Estava a dar consultas e disse às enfermeiras para quando fosse hora a chamarem. A minha médica acompanhou as minhas últimas 3 gravidezes mas nunca esteve presente no parto em si, então desta vez pediu para a chamarem, mas mal ela tinha saído a porta e pedi ao Ivo para a chamar de volta. Estava na hora.

E assim foi. Nós ainda não tínhamos a certeza do nome e médica, enquanto se preparava perguntou "então como se vai chamar a bebé?"... O pai respondeu, Luísa, e embora Luísa tenha sido o nome que eu mais sugeri durante a gravidez, se nesta altura ele tivesse dito Emengarda eu teria concordado à mesma - queria era que ela nascesse... que saísse!

E às 15:35h a Luísa nasceu - rápido, como eu desejei, sem complicações. 3.700 Kg de gente, linda, linda. O pai vestiu-lhe a primeira roupa. E pouco tempo depois fomos para o recobro e depois para enfermaria.

A Luísa nasceu às 40 semanas e a uma segunda feira (a começar na Sara - Maio e a acabar na Rita Jan do ano a seguir - todos os meus filhos fizeram anos a uma segunda) por isso a tradição mantém-se, todos os anos vou ter os 5 aniversários no mesmo dia da semana.

Bjs

Sem comentários:

Enviar um comentário