quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bolachas de aveia e chocolate



Gosto imenso de bolachas de aveia... e quando vi uma receita de bolachas de aveia com chocolate... tinha que experimentar.

Já não sei onde vi a receita, mas entretanto fiz-lhe tantas alterações (umas intencionais, outras nem tanto) que já nem tinha nada a ver com as indicações originais.

O melhor destas bolachas é o meu filho, que não é nada bolacheiro, dizer que são as melhores bolachas do mundo e comer umas atrás das outras :p Tive de repetir 2 fornadas de bolachas na mesma semana! A segunda vez com a ajuda das princesas cá de casa :)

Então vamos lá à minha receita das melhores bolachas do mundo - posso dizer que é minha, afinal inventei um bocadinho -  para terem uma noção a receita original levava 2 ovos,
+ que eu me esqueci...


Bolachas de aveia com chocolate

Ingredientes:
 - 180gr de flocos de aveia
 - 200gr de farinha (usei farinha de trigo com fermento)
 - 1 colher de chá de sal
 - 1 colher de chá de fermento para bolos
 - 1 tablete de chocolate culinária (200gr)
 - 1 colher de chá de café solúvel (opcional)

 - 120gr açúcar amarelo
 - 120gr açúcar mascavado
 - 250gr margarina

(a receita original levava ainda 2 ovos)

Bimby:

Colocar no copo a aveia e triturar 30seg/vel8, juntar a farinha o sal e o fermento e misturar 10seg/vel5. Reservar.

Colocar o chocolate em pedaços na Bimby e triturar carregando umas vezes no turbo.

Juntar o café e os açucares e voltar a carregar umas vezes no turbo.

Juntar a margarina e programar 2min/temp37/vel 3 - é útil partir a margarina em pedaços, se fizerem com eu e "amandarem" a margarina inteira lá para dentro podem ter de repetir este passo e empurrar margarina para baixo com a espátula!

Juntar a mistura inicial - farinha e aveia - e programar 1min/vel espiga

Fazer bolinhas, achatar levemente com a mão e levar ao forno pré-aquecido 200º, 10/15 min.

Tradicional:

Triturar os flocos de aveia numa picadora, misturar a farinha o sal e o fermento. Reserver.
 
Colocar o chocolate e a margarina num recipiente que possa ir ao micro ondas e pôr uns minutos a derreter (isto depende de cada aparelho).

Juntar ao preparado anterior e adicionar o resto dos ingredientes.

Fazer bolinhas, achatar levemente com a mão e levar ao forno pré-aquecido 200º, 10/15 min.


Notas:
 - As bolachas cozem rápido, quando saem do forno ainda estão moles.
 - Nestas como noutras bolachas quaisquer, eu acho preferível pôr no forno um tabuleiro de cada vez para cozerem da mesma maneira (caso contrario acabo sempre com um queimado :s )
 - E os ovos, tenho de falar dos malfadados ovos - só dei pela falta deles quando escrevi a receita no caderno para não me esquecer... já tinham desaparecido todas as bolachas da primeira fornada. Por isso achei que não fazem falta e da segunda vez "esqueci-me" de vez deles!

Bjs, boas receitas...

Sem comentários:

Enviar um comentário