segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gripe A

"Se tiver sintomas de gripe ligue para a saúde 24!"

E o que acontece depois? Alguém sabe?

Nós sabemos!

A Rita está doente. Depois de 3 dias de febres altas e sem conseguir ligar para a pediatra, lá ligamos para a saúde24:

"Se tem sintomas de gripe, marque 2!" - 2
- "Bom dia está a falar com enfermeira ... (nunca consigo fixar os nomes destes atendimentos), em que posso ajudar?"
- ... frebre acima de 38º.... tosse.... bla, bla, bla...
Depois das restantes perguntas habituais: - "Deverá dirigir-se à unidade de atendimento à gripe..." - disse-me qual era a unidade correspondente ao sítio onde moro, deu-me a morada e número telefone.

Chegando lá - a unidade de atendimento à gripe é uma área reservada do centro saúde, com um cartaz vermelho enorme na porte "GRIPE" - deram-nos uma máscara, limpamos as mãos e esperamos um bocadinho. Todas as pessoas que lá trabalham têm máscara, fatos de protecção e luvas.
Uma enfermeira mediu-lhe a pulsação, tirou-lhe a febre e fez várias perguntas. Passámos para a médica que auscultou e apalpou a barriga.
A médica - "Vou-lhe passar uma carta para ir ao hospital, para tirar um raio-x, porque acho que a respiração dela está muito afectada e nós aqui só vemos mesmo gripe A"
Eu - "Isso quer dizer o quê? Que gripe não tem?"
M - "Pelo que vi não justifica fazer a zaragatoa."
Eu - "Já agora isso é quê?"
M - "É um esfregaço com um cotonete..."
Eu - "Tipo CSI?!"
M - "Pois..."

Ah! Então é assim que se diagnostica a Gripe A - eu não sabia, desculpem lá a ignorância.

E pronto fomos embora, deixámos as máscaras num caixote e saímos por uma porta diferente da que entramos.

Achei toda a organização eficiente e bem organizada.

Daí tivemos que ir ao hospital, onde lhe fizeram análises e raio-x e veio com indicação de infecção respiratória e instruções para tomar antibiótico.

Em 5 anos de maternidade foi a primeira vez que tive de recorrer às urgência de um hospital com um dos meu pequenos!

Bjs

1 comentário: